fbpx

Select Page

Por que devemos fazer o exame de HIV?

Por que devemos fazer o exame de HIV?

Por que devemos fazer o exame de HIV?

Infelizmente, ainda nos dias de hoje há um grande preconceito e medo de se fazer o exame de HIV, seja ele o teste rápido ou o de sangue. Preconceito, pois há quem pense que não precise, que não está no grupo de risco, e medo de descobrir que tem alguma coisa. Deveríamos ter medo de não saber que temos alguma doença e não tratar e essa doença se desenvolver. Em relação ao chamado “grupo de risco”, a partir do momento que você tem relação com apenas uma pessoa sem preservativo, você já está no “grupo de risco”, ou seja, não há distinção mais.

Ouvi várias pessoas soropositivas dizendo que a descoberta do vírus em seu corpo foi uma nova oportunidade que teve na vida. Deter o vírus, fazendo com que ele não se desenvolva em seu corpo é o motivo principal de se fazer o exame. Todos os testes, sendo ele o teste rápido ou o do sangue, tem eficácia em seus resultados.

Segue aqui alguns dos motivos para se realizar o teste de HIV:

  • Todas as pessoas tem o direito de realizar o teste GRATUITAMENTE;
  • Mesmo que você acredite que não está infectado, é sempre bom ter certeza;
  • Há várias formas de contágio: contato com sangue, secreção vaginal, esperma, leite materno, transfusão de sangue, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados e por transmissão vertical (materno-infantil);
  • Quanto mais cedo descobrir a doença, mais cedo pode se iniciar o tratamento e impedir com que o vírus se desenvolva para uma AIDS, onde as doenças oportunistas aproveitam para atacar;
  • Os sintomas da doença demoram a aparecer e quando surgem, o tratamento fica mais difícil;
  • Conhecer sobre o assunto não traz imunidade, só é possível saber se tem ou não o vírus realizando o teste;
  • O teste é sigiloso e anônimo;
  • O resultado sai em 30 minutos no máximo, sendo ele o teste rápido;

 

O teste rápido é necessário apenas de algumas gotinhas de sangue, ou por fluído oral. Aproveito aqui para divulgar esse serviço de teste rápido via fluido oral que a Casa Mulher e Vida começará a oferecer a partir do mês de Setembro.

Vale lembrar que é importante realizar o teste 2 vezes, pois há um período de janela imunológica e o retorno para a retestagem é a partir de 30 dias, principalmente se o primeiro teste for um diagnóstico positivo.

Realizar o teste Anti-HIV não deve ser um tabu, pois é sua saúde e vida que está em questão. Devemos viver a vida com todos os prazeres que ela oferece, por tanto, vamos ser conscientes e preservá-la, pois é o maior bem que você tem.

Série Vhiva Bem

→ Como Ocorre a Transmissão do HIV?
→ Por que fazer o exame de HIV?
→ Quais os direitos e garantias de um portador do HIV?
→ A Visão de um Portador

About The Author

Nicole Gonçalves dos Santos

Psicóloga Nicole Gonçalves dos Santos - CRP: 06/99724 - Formada pela Universidade de Taubaté desde 2009 - Psicóloga clínica na abordagem Humanista, com atuação também em Psicoterapia Dinâmica Breve e atendimento Online - Psicóloga da Casa Mulher e Vida - Instituição voltada ao acolhimento e atendimento à pessoas que tem ou que convivem com HIV e AIDS.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajude com sua doação

Empresas Parceiras

Empresa Parceira - Rever Produções
Empresa Parceira - Brasil Mais Saúde Empresa Parceira - Cruz Vermelha São José dos Campos Empresa Parceira - SAP - Secretaria de Administração Penitenciaria Seja Uma Empresa Parceira

Pin It on Pinterest

Gostou desse texto?

Compartilhe com seus amigos e ajude o site crescer :)